Curitiba recebe exposição de Walter Silveira poesia-visual, exposição, walter-silveira, videoarte, video, caixa-cultural

Walter Silveira - Capa
A mostra “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira, inclui serigrafias, pinturas, objetos, instalações e vídeos produzidos em quase quatro décadas de carreira do artista paulistano.


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, entre 13 de setembro e 20 de novembro, a exposição “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira. A mostra, com curadoria de Daniel Rangel, perpassa 40 anos de carreira do artista, reunindo pela primeira vez em uma exposição individual, cerca de 30 trabalhos de diferentes períodos e formatos, incluindo serigrafias, pinturas, objetos, vídeos e instalações.

O paulistano Walter da Silveira pertence à geração de jovens criadores que, no final dos anos 1970, deram continuidade às experimentações poéticas com o uso da linguagem escrita em curso na capital, então sob a égide criativa de nomes como os irmãos Campos (Augusto e Haroldo) e Décio Pignatari

Em tempos em que o termo grafitti ou pixo não eram colecionáveis, Blackberry, como ele se auto-denominava, expandia o espaço da poesia e da caligrafia para fora do papel, criando soluções intersemióticas, esse sim um termo em voga, que transcendiam o plano bidimensional, resultando em instalações, objetos, vídeos e mesmo séries cult, veiculadas em emissoras de TV.

A exposição percorre a produção de Walter Silveira a partir de eixos formais calcados na pluralidade de suportes de que o artista lançou mão para inscrever sua produção, seja no campo das idéias, seja naquele da arte. São apresentadas suas experimentações formais, em séries de poemas visuais, esculturas, cadernos de artista e também em uma seleção de 12 vídeos, incluindo Voo Polako, gravado em Curitiba em 1990, a partir de cartas e poemas de Paulo Leminski, com participação de Haroldo de Campos.

A programação também inclui leituras sobre a obra de Wesley Duke Lee, colaborações com os artistas Tadeu Jungle, Tunga e o fotógrafo Fernando Laszlo, além do histórico VT Preparado (AC/JC), em parceria com Pedro Vieira. O material é fruto da recuperação de diversos vídeos que estavam apenas em VHS, U-matic, Super-8 e outros suportes antigos.

Na abertura, dia 13 de setembro, Walter Silveira fará uma performance ao lado do músico Cid Campos. Na sequência, o curador Daniel Rangel realizará uma visita guiada com o público da Caixa Cultural, a fim de apresentar a obra do artista e contextualizar sua produção.


SERVIÇO 

Exposição: “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira”
Abertura para convidados: 13 de setembro de 2016
Temporada: de 13 de setembro até 20 de novembro de 2016
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro, Curitiba - PR, 80060-100
Telefone: (41) 2118-5111
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Realização: Espaço Líquido Audiovisual e Editora

Acesso para pessoas com necessidades especiais 

Informações para a imprensa:
Isabelle Neri
isabelle.neri@gmail
(41) 99068423

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba
(61) 3206-6208
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
www.caixa.gov.br/caixacultural | caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO
CLIQUE PARA VER O CATÁLOGO

Confira alguns projetos relacionados:

Performance Cid Campos e Walter Silveira
+ Walter Silveira

Visite a página de Walt. B. Blackberry
Facebook

Obras em exposição