Lançamento "Escritos de Lisboa", de Omar Khouri poesia-visual, lançamento, poesia-experimental-portuguesa, publicação

Lançamento de


Livro do poeta e pesquisador Omar Khouri, "Escritos de Lisboa: notas e reflexões sobre a Poesia Experimental portuguesa de par com o que acontecia no Brasil", uma coedição Espaço Líquido & Nomuque Edições (2021), terá lançamento na Casa das Rosas, em São Paulo, no âmbito da I Jornada da Poesia Visual.

Na ocasião serão lançados outros seis livros que trazem produção e pesquisas no campo da poesia concreta/ visual/ intersemiótica, de autores como Marcelo Tápia, Franklin Valverde, Luiz Weesman, Roberto Keppler, Sylvia Amélia e Preto Matheus.



Sobre "Escritos de Lisboa"

Produzido durante a estadia de Omar Khouri em Lisboa, de agosto de 2015 a janeiro de 2016, o livro é fruto de detalhada pesquisa desenvolvida na Capital Lusa, em que o Autor aprofunda um assunto que lhe é caro: as vanguardas poéticas no âmbito da Língua Portuguesa, que se universaliza, dados os muitos recursos disponíveis na Contemporaneidade. O Autor faz a averiguação de contatos havidos entre o que acontecia no Brasil e em Portugal, verificando semelhanças e diferenças dos fazeres, porém, dando destaque maior à Poesia Concreta/Experimental portuguesa. São 33 textos nascidos diretamente das pesquisas realizadas na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e saídos de seu laptop, num apartamento localizado no Bairro Alto, para o Blog “Escritos de Lisboa”, onde primeiramente veiculou esta produção escrita. O internacionalismo, que já havia norteado a Poesia Concreta brasileira, reverberou na Poesia Experimental portuguesa, que tomou rumos diferentes, mas sempre com a experimentação em mente, abrindo, portanto, caminhos que a tornaram ainda produtiva e viva.



Sobre o Autor

Omar Khouri nasceu em Pirajuí-SP Brasil, em 1948. Historiador, semioticista e crítico ocasional de linguagens, também é poeta verbovisual e artista gráfico. Profissionalmente, exerce a Docência há quase 50 anos e em todos os níveis: do Infantil, passando pela Graduação, até à Pós, tendo tido mais de dez-mil alun@s, nesse tempo todo. Fundou, com Paulo Miranda, a Nomuque Edições, em 1974, a qual tem como principal façanha a publicação da revista Artéria. Como poeta, publicou livros e livrinhos e poemas em edições autônomas, tendo colaborado em inúmeras revistas experimentais e participado de exposições no Brasil e no Exterior. Exerce, também, a função de curador/antologista. Escolheu, para viver, a cidade de São Paulo, onde se encontra, já, por meio século.


Conheça a publicação no ISSU

Detalhes da publicação:
Dimensão: 15 x 21 cm
Número de páginas: 212
ISBN: 978-85-67718-10-1
Valor: R$ 40,00
Espaço Liquido Editora & Nomuque Edições, 2021

À VENDA! Peça o seu!


Serviço:

Lançamento "Escritos de Lisboa", de Omar Khouri
Atividade presencial no jardim da Casa das Rosas, Av. Paulista nº 37, São Paulo - SP
Data: 13 de novembro às 18h

Mais infos no site da I Jornada da Poesia Visual