Tributo a José Carlos Avellar na 40ª Mostra Internacional de São Paulo exibição, documentário, assis-horta

A 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em parceria com o IMS – Instituto Moreira Salles, presta homenagem póstuma ao escritor e crítico de cinema José Carlos Avellar na Cinemateca Brasileira.

O tributo, que faz parte da Semana ABC, contará com a exibição dos curtas Improvável Encontro, de Lauro Escorel e O Clique Único De Assis Horta, de Jorge Bodanzky.

Após a sessão dos filmes, haverá debate com Lauro Escorel, Rubens Fernandes Jr, Idê Lacreta, Bruna Callegari e Carlos Ebert, com mediação de Amir Labaki.

A programação se estende ainda com o lançamento do livro “Pai País, Mãe Pátria”, escrito por José Carlos Avellar. O projeto apresenta as relações familiares e os traços individuais dos personagens protagonistas na fotografia de filmes de sucesso brasileiros, como Abril Despedaçado ou Central do Brasil.

Sobre os filmes:

Assis
 O Clique Único de Assis Horta", de Jorge Bodanzky

Documentário sobre o nonagenário fotógrafo mineiro Assis Horta, que imortalizou o patrimônio arquitetônico e a sociedade de Diamantina (MG). O grande impulso de sua carreira veio em 1943, com a Consolidação das Leis do Trabalho, promulgada por Getúlio Vargas. Ao tornar obrigatória a carteira profissional com foto, Vargas deu o empurrão que faltava para a classe trabalhadora entrar no estúdio fotográfico. Nos anos que se seguiram, Assis Horta fotografou centenas de pessoas. Em 3 × 4 ou de corpo inteiro, muitos tiraram então seu primeiro retrato.

Direção e imagens: Jorge Bodanzky
Produção: Marcia Bodanzky
Produção local: Guilherme Horta
Roteiro e montagem: Bruna Callegari
Som direto: Guilherme Horta
Trilha sonora e mixagem: Marcos Lazzetti
Produção e distribuição: Instituto Moreira Salles, Espaço Líquido

Assis
 Improvável Encontro, de Lauro Escorel

Totalmente realizado sobre fotografias de José Medeiros e Thomaz Farkas, o filme narra suas trajetórias, seu encontro, o desenrolar da sua amizade e as influências recíprocas. Através do diálogo entre as imagens, o documentário nos mostra a contribuição que os jovens José Medeiros e Thomaz Farkas deram para a consolidação da moderna fotografia brasileira, inaugurada nas décadas de 1940/50. As fotografias de Medeiros e Farkas daquele período, contribuíram de forma significativa, para o estabelecimento de uma nova representação visual do país.

Direção e roteiro: Lauro Escorel
Fotografia: Carlos Ebert, Jacques Cheuiche e Lula Cerri
Montagem: Idê Lacreta
Som: Antônio (Popó) Gouveia, Heron Alencar e Miriam Biderman
Animação: Gui Spech
Trilha sonora: Adriano Campos
Produção: Instituto Moreira Salles, Cinefilmes Ltda

Logo 40 Mostra
Veja a programação completa da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Links relacionados:
Photoassis - Assis Horta
IMS exibe documentário sobre Assis Horta