In Natura, de Jorge Bodanzky Mostras e Exposições

In Natura

Jorge Bodanzky exibe série de imagens inéditas na Caixa Cultural São Paulo. Abertura no sábado, dia 11 de março de 2017, às 11 horas. Entrada gratuita


IN NATURA é o mais recente projeto do fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky, conhecido por trabalhar com questões socioambientais desde os anos 1970. Em sua nova série fotográfica, o artista retrata a natureza a partir da fusão entre o figurativo e o abstrato. O resultado é uma fotografia que muito se aproxima da pintura.


A série nasceu das investigações formais em fotografia digital empreendidas pelo cineasta, com imagens produzidas em diversos lugares do Brasil, destacando-se, como é comum em sua trajetória, a Amazônia. Contrariamente à natureza-morta, tema caro à pintura ocidental, o nome remete ao estado vivo da natureza, não transformado, o qual o fotógrafo não apenas é capaz de registrar, mas que acaba recriando.


Das imagens saltam folhas que respiram, troncos que se movem, florestas mágicas e horizontes coloridos. O trabalho percorre desde as imagens de maior contraste, pontuadas por elementos gráficos marcantes, às paisagens bucólicas, suspensas, indecisas, que lembram a pintura impressionista.

In Natura, fotografias de Jorge BodanzkyRio Amazonas, 2014-2016


Embora possa alcançar a abstração, não há a mínima intenção de se dissociar do real. Pelo contrário, Bodanzky busca potencializá-lo, fazê-lo ressurgir em uma natureza-outra, não estática, refeita em si mesma e repleta de vitalidade. O instante prolongado que surge das cores, volumes, rastros e borrões faz com que a natureza não seja nunca inteiramente capturada pelo quadro.

Para Bodanzky, como no cinema, interessam os planos, passagens, as sucessões de espaços e tons nas imagens, sem que haja necessariamente uma intervenção sua, a não ser aquela que provém unicamente da sua capacidade de olhar através da lente. Com a câmera sempre em movimento, seja no cinema ou na fotografia, o artista dissolve os limites e cria transições, recriando a natureza essencialmente a partir de cores e volumes. Na tentativa de reconhecer, identificar ou refazer o que foi retratado, o espectador se vê imerso nas imagens.

A exposição aponta para uma linha de produção fotográfica mais experimental e reflexiva, contribuindo para incentivar a pluralidade e inovação nas propostas artísticas que envolvem a linguagem da fotografia digital.

O fotolivro, que traz textos especiais de Iatã Cannabrava e Thyago Nogueira, será lançado durante abertura da mostra, com a presença de Jorge Bodanzky, na Caixa Cultural São Paulo, dia 11 de março, às 11h. Entrada Gratuita.

O artista também fará uma oficina sobre o seu trabalho, intitulada "Além da imagem", no dia 18 de março, das 10 às 14h. Inscrições pelo email: oficina@espacoliquido.com.br

 
SOBRE O FOTÓGRAFO

Jorge Bodanzky começou sua carreira como repórter fotográfico e trabalhou para o Jornal da Tarde, Donauzeitung Ulm, O Estado de São Paulo e as revistas Manchete, Realidadee para agência Maitiry, com Fernando Lemos. Como diretor e câmera, realizou documentários e filmes com Hector Babenco, Antunes Filho, Maurice Capovilla, José Agripino de Paula, Reinhard Kahn, entre outros. É de 1975 o seu mais conhecido e premiado filme,  Iracema, uma transa amazônica, produzido para a ZDF, da Alemanha. São numerosos os seus projetos audiovisuais e multimídia sobre a Amazônia.

IN NATURAJorge Bodanzky durante filmagens no Pantanal, 1995. Foto: Vânia Juca


Ficha técnica
Curadoria: Bruna Callegari
Produção executiva: Rafael Buosi
Expografia: Espaço Líquido
Tratamento e impressão: Labô
Molduras: Somar
Metacrilatos fine art: Arquitetura da Imagem
Design gráfico: Fábio Manzano
Textos para o catálogo: Iatã Cannabrava, Thyago Nogueira
Revisão e Tradução: Juliana Ribeiro de Melo e Juliana Godoy
Assessoria de imprensa: Décio di Giorgi / Adelante Cultural
Realização: Espaço Líquido
Patrocínio: Caixa Cultural

Serviço
Exposição: “IN NATURA”, fotografias de Jorge Bodanzky.
Abertura e visita guiada com o artista: 11 de março, sábado, às 11 horas
Temporada: de 11 de março  a 14 de maio de 2017
Dias e horários: terça a domingo, das 9 às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: Franca
Classificação etária: LIVRE
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência 


Programação paralela

Lançamento do catálogo da mostra com a presença do artista: 11 de março, às 11 horas
Oficina “Além da Imagem”, com Jorge Bodanzky: 18 de março, das 10 às 14 horas

EM DESENVOLVIMENTO

Amplificado

Amplificado

Série de oito episódios com entrevistas a personalidades sobre o universo da música. Direção: Jardel Giudici

Eu nasci aqui - Fotolivro

Eu nasci aqui - Fotolivro

Fotolivro da performance Eu Nasci Aqui da artista Samira Br.

Gastão Debreix

Gastão Debreix

A arte poético-construtiva de Gastão Debreix: serigrafias, poemas e objetos em exposição inédita do artista.