Portfólio > Publicações

Fotografia de Werner Habekorn Publicações

FotolaborFachada da Fotolabor, década de 1950

Livro resgata a história do fotógrafo alemão Werner Haberkorn e de sua empresa Fotolabor, que funcionou por 50 anos na Avenida São João, no centro de São Paulo.

A partir de álbuns, fotografias, cartões-postais e papelarias da empresa, livro remonta a trajetória do fotógrafo alemão, que imigrou na década de 1930 e tornou-se um dos maiores produtores de cartões-postais do país durante os anos 1950, registrando intensamente a cidade de São Paulo. 

Deixando um acervo de mais de 1.200 imagens, Haberkorn documentou, entre outros aspectos, os processos de verticalização e automobilização de São Paulo, tendo registrado o surgimento dos principais edifícios do centro da cidade: Edifício Altino Arantes (1947), CBI-Esplanada (1951), Edifício do Banco do Brasil (1954), Edifício Conde Prates (1955).

A empresa funcionou na Avenida São João por cinco décadas, entre 1940 e 1990, quando o fotógrafo encerrou as suas atividades.

Werner Haberkorn faleceu em 1997, aos 90 anos, deixando uma série de imagens em diversos formatos: fotografias aéreas, vistas panorâmicas, stills publicitários, álbuns e montagens, além dos famosos cartões-postais da Fotolabor, alguns raros, coloridos à mão.

O conjunto foi foi incorporado pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) e consta como a Coleção Werner Haberkorn, contendo além de fotografias e postais, montagens fotográficas, catálogos, cartões de visitas e de boas-festas, notas fiscais e pedidos originais da empresa.

O acervo foi inteiramente digitalizado pela Espaço Líquido e ganhou edição em livro com textos dos autores convidados Solange Ferraz de Lima, Rubens Fernandes Jr. e Ricardo Mendes.
Fotolabor
O livro está à venda nas principais livrarias de São Paulo e também pode ser adquirido online.



SOBRE OS AUTORES

Ricardo Mendes é graduado em Arquitetura e Cinema pela USP. Dedica-se há vinte anos à pesquisa da história da fotografia no Brasil. Atualmente, é pesquisador do Arquivo Histórico de São Paulo, onde atua no campo da história do desenvolvimento da cidade. É autor de diversos livros sobre história da fotografia brasileira em seus diversos aspectos.

Rubens Fernandes Jr é jornalista, crítico e curador, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP. É membro do conselho curador da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia (MASP) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Fez consultoria editorial e participou de diversas publicações sobre fotografia nos últimos anos.

Solange Ferraz de Lima é livre-docente em História Social pela USP (2001). Atualmente, faz parte da diretoria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga), onde atua como docente. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual. Sua produção acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos seguintes temas: fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e museus.


Dimensão: 25,0 x 25,0 cm

Número de paginas: 242
Tiragem: 3000
ISBN 978-85-67718-00-2
Espaço Líquido Editora, 2014
Valor de venda: R$ 99,00 - COMPRE O LIVRO


Ficha técnica

Coordenação editorial: Bruna Callegari e Rafael Buosi
Autores convidados: Ricardo Mendes, Rubens Fernandes Jr, Solange Ferraz de Lima
Diagramação: Anna Turra
Produção Gráfica: Pedro Matallo
Pesquisa adicional: Vivian Krauss, Raphael Maureau, Lorena Pazzanese, Eric Lemos
Revisão: Juliana Ribeiro de Melo
Editora: Espaço Líquido
Apoio Museu Paulista


Confira alguns projetos relacionados
Catálogo - Lembrança de São Paulo
Exposição em São Paulo
Fotolabor exposição
VISITE O SITE DA FOTOLABOR

Visite a página Werner Haberkorn  e a Fotolabor
Facebook

Livro

Fotografias de Werner Haberkorn

EM DESENVOLVIMENTO

Lore Koch

Lore Koch

Documentário traz a vida e obra de Lore Koch, discípula de Alfredo Volpi, com mais de 50 anos de pintura. Direção: Jorge Bodanzky

Amplificado

Amplificado

Série de oito episódios com entrevistas a personalidades sobre o universo da música. Direção: Jardel Giudici

Artéria 40 anos - Doc

Artéria 40 anos - Doc

Documentário com depoimentos de artistas que participaram da revista Artéria ao longo dos seus quarenta anos de existência.