Estreia da série Transamazônica na HBO

transamazonica 2

A série documental Transamazônica: uma estrada para o passado tem sua estreia marcada na HBO Mundi.  Com direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, a série em 6 episódios percorre os mais de 4000 quilômetros da estrada, trazendo paisagens, personagens e histórias marcantes. O ponto de partida é a cidade litorânea de Cabedelo, na Paraíba, onde nasce a rodovia que nos levará até o coração da Amazônia, tendo seu último trecho situado em Lábrea, no Amazonas.

O projeto com roteiro de Thiago Iaccoca e produção de Nuno Godolphim (Ocean Films) investiga como a estrada faraônica, símbolo da ditadura militar no Brasil, traçou o destino da Amazônia que conhecemos hoje.

A montagem é assinada por Bruna Callegari, Rafael Buosi e Jardel Giudici, tendo partido de mais de 120 horas de material bruto, entre filmagens originais e materiais de arquivo que remontam o início da construção da estrada em 1970.

A cada episódio de 60 minutos, a série avança sobre a estrada trazendo temáticas relevantes, como a migração e a sua ocupação, a guerrilha e a ditadura militar no Brasil, a realidade dos índios que habitam a região, o garimpo ilegal e extração de madeira, entre outras.

Estreia dia 11/02/2021, Quinta-feira às  21h na HBO Mundi.
Reprises: Sábado às 11h50 / Terça-feira às 18h15

Montagem: Espaço Líquido Audiovisual
Realização: Ocean Films & HBO Latin America

VEJA O TEASER

Últimos posts

Lançamento “Escritos de Lisboa”, de Omar Khouri

O poesta e pesquisador Omar Khouri resgata histórias da Poesia Experimental portuguesa e suas relações com a Poesia Concreta brasileira em novo livro

Trabalhos da Oficina de Poesia Visual – CCSP

Confira os poemas resultantes da oficina realizada no CCSP, no âmbito da exposição "Poesia Experimental Portuguesa"

Oficina de Poesia Visual acontece no CCSP

Oficina gratuita é parte da programação paralela da exposição "Poesia Experimental Portuguesa", em cartaz no Centro Cultural São Paulo - CCSP